CPA | Comissão Própria
de Avaliação

Histórico da CPA
UNIVISA

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) do Centro Universitário da Vitória de Santo Antão iniciou suas atividades em outubro de 2004, com o objetivo central de avaliar internamente a Instituição.
Essa comissão foi instituída por força de lei para atender à necessidade da reestruturação do sistema de avaliação do ensino superior nacional, o qual extinguiu o Exame Nacional de Cursos (antigo Provão) e implantou, através da Lei 10.861, de 04 de abril de 2004, o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), que é composto de três etapas:

  • AVALIES – Avaliação Externa e Interna das Instituições de Ensino Superior da qual faz parte a Autoavaliação Institucional, realizada por uma comissão nomeada pela Instituição de Ensino, denominada Comissão Própria de Avaliação (doravante referida como CPA);
  • ACG – Avaliação dos Cursos de Graduação;
  • ENADE – Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes.

Os objetivos do SINAES são a melhoria da qualidade na educação superior e a orientação da expansão, respeitando a diversidade, a autonomia e a identidade das instituições. A Lei do SINAES foi divulgada por meio da Portaria n° 2.051 de 09/07/04 que foi revogada pela portaria n° 40/2007.
A autoavaliação é uma etapa do processo avaliativo, complementada pela avaliação externa in loco. Ela é realizada pela CPA, que tem autonomia em relação aos conselhos e demais órgãos colegiados existentes na instituição.

O processo de autoavaliação é de responsabilidade de cada instituição, que buscará obter a mais ampla e efetiva participação da comunidade interna nas discussões e estudos, e da comunidade externa através de representantes dos setores sociais.

A avaliação é permanente, mas se realizará por ciclos, ou seja, apresentará periodicamente seus resultados. O período estabelecido para cada ciclo é de três anos. Entretanto, anualmente as Instituições de Ensino Superior (IES) tornarão públicas as informações relativas a alguns aspectos do desenvolvimento de seu processo. Dessas ações, resultará um conjunto estruturado de informações que permitirá uma imagem global dos processos sociais, pedagógicos e científicos da instituição e, sobretudo, a identificação das causas dos problemas, as possibilidades e as potencialidades para melhorar e fortalecer a instituição.

A ênfase será dada aos processos de ensino, pesquisa e extensão, sempre que possível de forma integrada, mas tendo em vista a concepção de formação e de responsabilidade social nos termos definidos pelo Projeto Pedagógico Institucional (PPI). Também serão avaliadas a gestão e a infraestrutura da instituição, tomando como ponto de partida, para todas as análises, o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e sua integração com os Projetos Pedagógicos dos Cursos de Graduação que compõem a UNIVISA.

Desde 2004, a CPA UNIVISA vem atuando e implementando seu programa de avaliação interna, a partir do qual foram gerados os Relatórios de Avaliação dos anos 2006, 2008, 2009, 2010, 2011 e 2012; todos encaminhados para o Ministério da Educação e Cultura conforme determinação da legislação em vigor e instituídos internamente como documento de referência para as ações estratégias anualmente planejadas com vistas às melhorias possíveis e requeridas.

A autoavaliação institucional tem, portanto, um caráter educativo e processual, de melhoria e de autorregulação, busca compreender a cultura e a vida de cada instituição em suas múltiplas manifestações.

Gestão Atual da Comissão Própria
de Avaliação – CPA – 2021/2023

Representantes da Gestão Acadêmica

Mary Ângela Aranda de Souza


Evandro Duarte de Sá


Tereza Verônica dos Santos

Representantes do Corpo Técnico-
Administrativo

João Victor Cabral


Demorval dos Santos Filho


Maria Aparecida Malheiros de

Souza Lima

Representante da Sociedade Civil Organizada

Teresa Amélia Barros de Oliveira Souza


José Ricardo de Lima


Sílvia Moura de Jesus

Representantes do Corpo Docente

Márlison José Lima de Aguiar


Alysson Rodrigues de Lima


Pierre Teodósio Félix

Representante do Corpo Discente

Josemir Feliciano da Silva Júnior

Ana Cecília de Carvalho Cunha

Filipe Queiroz Ferreira