O Centro Universitário da Vitória de Santo Antão – UNIVISA na qualidade de uma instituição de
ensino superior tem grande experiência no âmbito do ensino, pesquisa e extensão ao longo de cinquenta (50) anos de sua existência. O UNIVISA já contribuiu com formação de mais 10 mil profissionais de diferentes áreas de formação profissional, assim como já financiou execução de projetos de pesquisa e extensão nos cursos que existem na instituição.
As ações de formar profissionais que hoje trabalham em diferentes cidades de Pernambuco e em outros Estados do Brasil, como também, os investimentos realizados através de projetos de pesquisa e extensão possuem grandes impactos positivos nas áreas de saúde, educação, ciências sociais, engenharia e entre outras em diversos municípios da região de agreste do Estado da Pernambuco.
Considerando as experiências que o UNIVISA acumulou ao longo de sua existência, pretende-se compartilhar essa experiência com as Instituições de Ensino Superior/IES e Organizações não Governamentais/ONGs de países localizados em diferentes continentes, nomeadamente, na América, África, Europa, Ásia e Oceania através mobilidades estudantis, de docentes e técnicos-administrativos. Justamente, considerando este contexto, surge a necessidade de criar um núcleo que cuidará dos assuntos ligados a internacionalização do UNIVISA, cujo nome é Núcleo de Internacionalização (NINTER).
O Núcleo de Internacionalização (NINTER) do Centro Universitário da Vitória de Santo Antão-UNIVISA é um órgão responsável pela cooperação entre UNIVISA com instituições de ensino superior no Brasil e em diversos países do mundo. Ele possibilita aos estudantes e professores do UNIVISA a troca de conhecimentos e experiências acadêmicas com discentes e docentes de todas as partes do mundo.
A ideia consiste em promover um espaço de diálogo e de intercâmbio educacional, cultural, ambiental, econômico e político com os países de diferentes continentes supracitados.
Objetivos
O núcleo de relações internacionais tem como objetivo promover o intercâmbio educacional, técnico-científico e cultural em nível nacional e internacional com diversos países do mundo, envolvendo estudantes, professores e técnicos administrativos.
Estratégia de atuação
As ações do núcleo consistem na orientação de alunos e professores que buscam informações sobre opções e procedimentos necessários para estudar no exterior e na elaboração de acordos nacionais e internacionais, bem como promover eventos internacionais com a participação de parceiros conveniados com UNIVISA.
Os estudantes vinculados ao UNIVISA podem participar do intercâmbio simples ou do tipo dupla titulação. O primeiro está disponível para todos os cursos do UNIVISA, desde que haja equivalente na instituição estrangeira conveniada, e vale para o período de seis meses a um ano. Já a segunda modalidade é oferecida para um período de um ano acadêmico e confere ao estudante, após concluído seu curso no UNIVISA, o diploma da Universidade envolvida no Programa. Os duplos diplomas são firmados com cursos específicos e não estão disponíveis a todos os cursos da instituição.
Além de encaminhar os estudantes do UNIVISA para outras instituições de ensino superior, o Núcleo de Internacionalização será responsável pela recepção dos alunos estrangeiros que vêm a Pernambuco para participar de novas experiências acadêmicas no UNIVISA e pelos convênios de cooperação firmados com universidades e institutos do exterior.
O núcleo também estará aberto para trabalhar em parceria com todos os cursos e núcleos que existem no UNIVISA, especialmente o Núcleo de Educação em Direitos Humanos, visto que, no âmbito da geopolítica internacional o debate sobre a defesa dos direitos humanos está no centro da discussão. Por isso, existe a necessidade de um trabalho integrado com núcleo dos direitos humanos no sentido de observar as questões do racismo, fome e pobreza extrema, feminicídio, migração, meio ambiente, trabalho escravo, as múltiplas faces de violação dos direitos humanos na área de saúde, respeito a diversidade étnica, bem como procurar articular este espaço de capacitação com as leis 10.639/03 e 11.645/08 que instituem a obrigatoriedade do ensino da história africana, afro-brasileira e indígena nas escolas bem como das prerrogativas dispostas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais; e traz para a capacitação conhecimentos voltados para área de Gênero.
Coordenação
Prof. Dr. Arnaldo Sucuma
E-mail: nri@univisa.edu.br
Fone: (81) 3523.1387
Estude na
Univisa
Preencha os dados para receber informações sobre o curso desejado. Entraremos em contato o mais breve possível.