Rua Walter de Barros, 71
Cajá – Vitória de Santo Antão/PE. 55610-050
Trabalhar a formação de profissionais para a docência, competentes intercultural e socialmente, capazes de lidar, de forma criativa, com as linguagens e suas multiformalidades, nos contextos das modalidades linguísticas oralidade e escrita, e conscientes de sua inserção na sociedade e das relações com o outro, tendo sempre por base as línguas e as literaturas em seu estudo formal, buscando o exercício efetivo do fazer pedagógico;
Propiciar ao profissional domínio do uso das línguas, objeto de estudo (Português/Inglês), contempladas pelo seu Desenho Curricular, em termos de sua estrutura, funcionamento e manifestações culturais, além de ter consciência das variedades linguísticas e culturais;
Refletir teoricamente sobre a linguagem, de fazer uso de novas tecnologias como meios e de compreender sua formação profissional como processo contínuo, autônomo e permanente;
Formar profissionais capazes de refletir criticamente sobre temas e questões relativos aos conhecimentos literários, bem como àqueles referentes aos processos educacionais de ensino-aprendizagem, visto que se trabalha, prioritariamente, com formação de professores;
Proporcionar ao aprendiz/egresso em Letras a formação docente crítica e consciente, capaz de promover necessárias mudanças com vistas à otimização do processo ensino-aprendizagem, sem perder de vista a realidade específica da região.
Assim, o Curso de Licenciatura Plena em Letras da UNIVISA forma professores para atuarem nas séries finais do Ensino Fundamental e nas séries do Ensino Médio (Educação Básica) nos componentes curriculares de Língua Portuguesa (e seus desdobramentos), de Língua Inglesa (e seus desdobramentos), de Literaturas (Brasileira, Portuguesa e Estrangeira – Inglesa, Latina e Norte-Americana).
Gilberlande Pereira V. dos Santos
Mestra em Linguística pela UFPE – 2002, com pesquisas nas áreas de Gêneros Textuais; Análise do Discurso; Linguagem e Sociedade. Atua como Coordenadora do Curso de Letras da UNIVISA; Coordenadora Geral de Graduação e Professora da graduação e da pós-graduação em Letras, Educação e áreas afins. é Autora e coautora dos livros: Nove passos para o trabalho de conclusão de curso (2008); Elos Educacionais e Culturais, vol. 02 (org.) (2007); Itinerário Lírico do Carnaval de Pernambuco (2006); Gramática para cursos e concursos (1999). Editora da Revista Científica de Estudos Integradas da UNIVISA – ATHOS, biênio 2011/2012. é membro da Associação Brasileira de Linguística – ABRALIN e Associação de Linguística Aplicada do Brasil – ALAB.
E-mail: letras@univisa.edu.br | gilberlande@univisa.edu.br
Secretária: Rosimere Gomes/ gruposecretariaunivisa@univisa.edu.br
DOCENTE |
TITULAÇÃO | E-MAIL INSTITUCIONAL |
LINK DO CURRÍCULO LATTES |
|
DOUTOR | aguinaldogomes@univisa.edu.br | http://lattes.cnpq.br/0237047709474444 |
|
MESTRE | adrianahigino@univisa.edu.br | http://lattes.cnpq.br/0182582658375073 |
|
MESTRE | angelamaria@univisa.edu.br | http://lattes.cnpq.br/8367895886171962 |
|
MESTRA | fabianatavares@univisa.edu.br | http://lattes.cnpq.br/3436607599380920 |
|
MESTRE | eduardodosantos@univisa.edu.br | http://lattes.cnpq.br/1511771181218789 |
|
DOUTOR | robertosena@univisa.edu.br | http://lattes.cnpq.br/6889035472553434 |
|
MESTRA | gilberlande@univisa.edu.br | http://lattes.cnpq.br/6523300773388212 |
|
DOUTORA | deboraclemente@univisa.edu.br | http://lattes.cnpq.br/3881070106570316 |
|
MESTRA | mariajose@univisa.edu.br | http://lattes.cnpq.br/7521207807527359 |
|
MESTRE | severinodeassis@univisa.edu.br | http://lattes.cnpq.br/8602156388679388 |
|
DOUTORA | ubiracelmacarneiro@univisa.edu.br | http://lattes.cnpq.br/4390784842892471 |
DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS | C.H / CRÉD. | CÓDIGOS | PRÉ-REQUISITOS |
1º PERÍODO | |||
FUNDAMENTOS SOCIOFILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO | 60 – 04 | NBC1-01 | |
EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS | 60 – 04 | NBC1-02 | |
DIDÁTICA GERAL | 60 – 04 | NBC1-03 | |
ORGANIZAÇÃO, LEGISLAÇÃO E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA | 60 – 04 | NBC1-04 | |
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA | 60 – 04 | NBC1-05 | |
Total | 300 – 20 | ||
2º PERÍODO | |||
LÍNGUA PORTUGUESA – INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DA LINGUAGEM | 60 – 04 | LET06 | |
LÍNGUA E LITERATURA LATINA: NOÇÕES BÁSICAS | 60 – 04 | LET07 | |
INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LITERÁRIOS | 60 – 04 | LET08 | |
LINGUÍSTICA – FUNDAMENTOS TEÓRICOS | 60 – 04 | LET09 | |
LÍNGUA INGLESA – FONÉTICA E FONOLOGIA | 60 – 04 | LET10 | |
Total | 300 – 20 | ||
3º PERÍODO | |||
LÍNGUA PORTUGUESA: ORIGEM E EVOLUÇÃO | 60 – 04 | LET11 | |
LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL 1 | 60 – 04 | LET12 | |
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS | 60-04 | LET13 | |
LÍNGUA INGLESA – MORFOSSINTAXE | 60 – 04 | LET14 | LET10 |
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS | 60 – 04 | LET15 | |
TEORIAS E PRÁTICAS LINGUÍSTICAS 1 | 60 – 04 | LET16 | LET09 |
Total | 360- 24 | ||
4º PERÍODO | |||
LÍNGUA PORTUGUESA – FONÉTICA E FONOLOGIA | 60 – 04 | LET17 | |
LÍNGUA INGLESA – SEMÂNTICA, ESTILÍSTICA E PRAGMÁTICA | 60 – 04 | LET18 | LET14 |
TEORIAS E PRÁTICAS LINGUÍSTICAS 2 | 60 – 04 | LET19 | LET16 |
ESTUDO DAS FORMAS NARRATIVAS E POÉTICAS | 60 – 04 | LET20 | LET08 |
LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL 2 | 60 – 04 | LET21 | |
METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA 1 | 100 – 07 60 PRE 40 |
LET22 | NBC-03 – NBC-04 – LET15 |
Total | 400 – 27 | ||
5º PERÍODO | |||
LÍNGUA PORTUGUESA – MORFOSSINTAXE | 60 – 04 | LET23 | |
LÍNGUA INGLESA – PROCESSOS COMUNICACIONAIS | 60 – 04 | LET24 | LET18 |
LITERATURA BRASILEIRA – DO BARROCO AO ARCADISMO | 60 – 04 | LET25 | LET20 |
FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO – APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO | 60 – 04 | LET26 | |
METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO DE LÍNGUA INGLESA 1 | 100 – 07 | LET27 | LET18 |
Total | 340 – 23 | ||
6º PERÍODO | |||
TEORIAS E PRÁTICAS LINGUÍSTICAS 3 | 60 – 04 | LET29 | LET19 |
LITERATURA BRASILEIRA – DO ROMANTISMO AO SIMBOLISMO | 60 – 04 | LET30 | LET20 |
LITERATURAS DE LÍNGUA INGLESA | 60 – 04 | LET31 | LET24 |
LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA – DO TROVADORISMO AO ROMANTISMO | 60-04 | LET32 | LET20 |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO 1 | 200 – 13 | LET33 | LET22 – LET27 |
METODOLOGIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA EM ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA 2 | 100 – 07 60 PRE 40 |
LET34 | LET15 LET21 LET22 |
Total | 540 – 33 | ||
7º PERÍODO | |||
LÍNGUA PORTUGUESA – SEMÂNTICA, PRAGMÁTICA E ESTILÍSTICA | 60 – 04 | LET35 | |
CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA | 30 – 02 | LET36 | |
HISTÓRIA E INTERCULTURALIDADE ANGLOSAXÔNICA | 30 – 02 | LET37 | |
LITERATURA BRASILEIRA – DO PRÉ-MODERNISMO E MODERNISMO | 60 – 04 | LET38 | LET20 |
METODOLOGIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA EM ENSINO DE LÍNGUA INGLESA 2 | 100 – 06 60 PRE 40 EaD |
LET39 | LET27 |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO 2 | 200-13 | LET40 | LET34 |
Total | 480 – 31 | ||
8º PERÍODO | |||
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM | 60 – 04 | LET39 | |
LITERATURA BRASILEIRA – PRODUÇÕES CONTEMPORÂNEAS | 60 – 04 | LET40 | LET20 |
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS | 30 – 02 | LET41 | |
LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA – DO REALISMO À CONTEMPORANEIDADE | 60 – 04 | LET42 | LET20 |
LITERATURA E CULTURA PERNAMBUCANAS | 30 – 02 | LET43 | LET20 |
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO | 60 – 04 | LET44 | NBC1-05 – LET33 – LET40 |
Total | 300 – 20 | ||
ATIVIDADES COMPLEMENTARES | 200 – 13 | ||
ELENCO DE DISCIPLINAS ELETIVAS – PARA INTEGRALIZAÇÃO DO CURRÍCULO DEVEM SER CURSADAS 80 HORAS/AULAS – 05 CRÉDITOS | |||
Gestão Educacional | LET45 | 20 h/a – 01 créd. | |
Educação ambiental | LET46 | 20 h/a – 01 créd. | |
Literatura Infanto-Juvenil | LET47 | 20 h/a – 01 créd | |
Tópicos em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas | LET48 | 60 h/a – 01 créd. | TEORIAS LINGUÍSTICAS 3 |
Educação Inclusiva | LET49 | 20 h/a – 01 créd. | |
Tópicos Avançados em Gramática Normativa de Língua Portuguesa | LET50 | 60 h/a – 01 créd. | |
Oralidade e Escrita | LET 51 | 20 h/a – 01 créd. | |
Leitura e Produção Textual em Língua Inglesa | LET52 | 60 h/a – 04 créd. |
Preencha os dados para receber informações sobre o curso desejado. Entraremos em contato o mais breve possível.