Trabalhar a formação de profissionais para a docência, competentes intercultural e socialmente, capazes de lidar, de forma criativa, com as linguagens e suas multiformalidades, nos contextos das modalidades linguísticas oralidade e escrita, e conscientes de sua inserção na sociedade e das relações com o outro, tendo sempre por base as línguas e as literaturas em seu estudo formal, buscando o exercício efetivo do fazer pedagógico;
Propiciar ao profissional domínio do uso das línguas, objeto de estudo (Português/Inglês), contempladas pelo seu Desenho Curricular, em termos de sua estrutura, funcionamento e manifestações culturais, além de ter consciência das variedades linguísticas e culturais;
Refletir teoricamente sobre a linguagem, de fazer uso de novas tecnologias como meios e de compreender sua formação profissional como processo contínuo, autônomo e permanente;
Formar profissionais capazes de refletir criticamente sobre temas e questões relativos aos conhecimentos literários, bem como àqueles referentes aos processos educacionais de ensino-aprendizagem, visto que se trabalha, prioritariamente, com formação de professores;
Proporcionar ao aprendiz/egresso em Letras a formação docente crítica e consciente, capaz de promover necessárias mudanças com vistas à otimização do processo ensino-aprendizagem, sem perder de vista a realidade específica da região.
Assim, o Curso de Licenciatura Plena em Letras da UNIVISA forma professores para atuarem nas séries finais do Ensino Fundamental e nas séries do Ensino Médio (Educação Básica) nos componentes curriculares de Língua Portuguesa (e seus desdobramentos), de Língua Inglesa (e seus desdobramentos), de Literaturas (Brasileira, Portuguesa e Estrangeira – Inglesa, Latina e Norte-Americana).